10º Encontro Nacional de Motociclistas
em Santo Antônio do Monte/MG
21 à 23 de Setembro de 2012
(cancelado)
(cancelado)
No decorrer da viagem me deparei com uma situação perigosa na 262, em Juatuba no Km 378 por um engarrafamento fechando todo o trânsito nos dois sentidos da rodovia em virtude do tombamento de um caminhão tanque carregado de álcool indo para Belo Horizonte e que já estava totalmente em chamas.
Os Bombeiros Militares do batalhão de Betim já estavam no local fechando o trânsito e combatendo o incêndio que se alastrava para a vegetação ao redor do acidente.
Não havia mais o que fazer para diminuir as chamas do tanque alimentadas pelo álcool que jorrava pela abertura da parte superior do mesmo pois o procedimento que a ser tomado segundo os próprios Bombeiros era de esperar que o combustível fosse consumido pois o risco de explosão era muito alto.
Motivo este que fez com que o congestionamento nos dois sentidos chegasse aos 5 km e o trânsito fosse totalmente liberado só por volta das 20:00 horas.
Quem seguia para o Triângulo Mineiro e conseguiu retornar, o fez passando por Florestal e saindo em Pará de Minas, num desvio de mais de 40 km.
Ainda em viagem me deparei com a Kombi do Jeam MC e seus pais em Nova Serrana, onde trocamos de posição por algumas vezes por eu ter que parar para colocar a capa de chuva pois ela já estava caindo naquela região com raios e ventos fortes. Paramos em um posto na rodovia e lá esperamos que ela diminuísse e assim seguíssemos viagem.
Desde a entrada da MG-164 (Bom Despacho) até Santo Antônio do Monte a viagem ficou mais perigosa pois a chuva continuou forte, a escuridão era muita e os fortes ventos do temporal tentavam a todo momento me jogar para foda da pista até a chegada na cidade.
Em Santo Antônio do Monte, ao chegar no local do evento me deparei com um lugar totalmente diferente do que vemos nos eventos de 3 dias.
Os trabalhadores do palco desmontando algumas partes e expositores ajuntando o que sobrou de suas barracas e tendas por terem sido atingidos em momentos antes pela passagem da chuva com ventos fortíssimos que destelharam e destruíram todas as barracas, deixando um prejuízo material enorme para eles além da frustração por verem que não conseguiriam reerguer tudo para realizarem o evento.
Quando encontrei o Walmir Braga (Presidente do Águias do Monte MC), o sentimento que estava estampado em seu rosto era de muita tristeza e frustração total em ver que o sonho de voltar a realizar ali o grande evento Motociclístico da cidade estava indo por "água abaixo".
Ele ainda iria tentar no dia seguinte em reunião com seus integrantes uma alternativa para fazer alguma coisa que pudesse atender aos visitantes que iriam prestigiar o evento, mas às 09:00 do sábado ele me contatou pedindo que fosse divulgado o "cancelamento do evento".
A destruição foi tanta que em várias partes da cidade puderam ser encontrados os rastros da destruição provocada pelo temporal da noite anterior.
Após a divulgação em murais de sites do meio e nas redes sociais, o que vimos foi uma avalanche de mensagens de apoio ao Walmir e ao Águias do Monte MC em virtude do que os acometeram na noite passada.
O dia do sábado foi somente para receber os Motociclistas que não ficaram sabendo do cancelamento e avisá-los sobre o ocorrido. A limpeza do local foi feita com a ajuda de um trator e um caminhão.
E é isso, Motociclismo não se faz somente em eventos mas em companheirismo e irmandade para aqueles que verdadeiramente o vivem.
Um abraço
Johnny Balla
Master BR's - Santa Luzia/MG